30 de abr. de 2010

A MANCHA é "O CARA"!!!


Mancha de óleo chega à costa da Louisiana, nos EUA

O óleo fruto de um vazamento no Golfo do México começou a chegar no fim do dia de ontem à costa do Estado norte-americano da Louisiana, no sul do país. O vazamento pode se tornar um desastre ecológico, afirmou um funcionário local. Levada por fortes ventos na direção sudeste, uma mancha de óleo chegou à costa da South Pass, perto da foz do rio Mississippi, disse Billy Nungesser, presidente da região de Plaquemines Parish, área onde a mancha atingiu a costa primeiro.

A chegada do óleo foi o início do que os ambientalistas temem que possa ser um dos piores desastres ecológicos nos Estados Unidos em anos. Os especialistas ainda não conseguiram interromper o vazamento que, segundo estimativas de funcionários federais, lança cerca de cinco mil barris de óleo por dia no Golfo do México.
O governo dos EUA passou ontem a considerar o vazamento de óleo no Golfo do México como um desastre de "importância nacional". Isso permitirá ao país alocar mais recursos para solucionar o problema. O desastre ameaça trazer problemas ambientais e econômicos ao longo dos centenas de quilômetros da costa do Golfo dos EUA.

O vazamento começou pouco após a explosão, em 21 de abril, da plataforma Deepwater Horizon, de propriedade da Transocean, mas que operava para a BP - que será considerada a responsável legal pelo vazamento e pela limpeza do óleo, segundo a Casa Branca.

Na região da costa do Golfo há centenas de espécies animais. Também há ali uma importante indústria de pesca de peixes e frutos do mar. Especialistas alertam de que essa indústria pesqueira pode ser arruinada, caso autoridades não consigam conter a disseminação do vazamento de óleo. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: