18 de jun de 2010

Trocando de pele

PT-MA protesta contra apoio a Roseana durante convenção
Integrantes do PT maranhense utilizaram neste domingo (13) a convenção nacional do partido, que confirmou a candidatura de Dilma Rousseff à presidência, para protestar contra a decisão do diretório da legenda, que na última semana confirmou o apoio ao projeto de reeleição da governadora Roseana Sarney. Os deputados Domingos Dutra e o fundador do PT, Manoel da Conceição, estão em greve de fome desde o dia 11 contra o que classificam de "entrega do PT a Roseana Sarney".

O problema sobre o apoio do PT, que havia prometido integrar a campanha do deputado Flávio Dino (PCdoB), inclui denúncias de suposta compra de petistas para que apoiassem Roseana. Na avaliação de petistas, a entrada na campanha da filha de Sarney está baseada na importância que o governo federal atribui a uma aliança com a família do presidente do Senado. Ainda que a posição petista pró-Dino tenha sido oficializada em convenção no Maranhão, setores petistas consideram ser estratégico o apoio à reeleição da governadora, que abriu espaço em seu governo para que o PT ocupasse três secretarias na administração local.

"Fomos empurrados para este sacrifício. Com chantagens, dissimulação e bajulação, Sarney ampliou o poder que obteve na ditadura à custa de delações, exílios, prisões, torturas e mortes de muitos brasileiros", diz trecho do manifesto distribuído na convenção. "A fome de poder desse bruxo não tem limites. Esse homem tem a barriga do fim do mundo: ele agora decidiu se apossar do PT do Maranhão e privatizar a popularidade do presidente Lula para tentar reeleger a filha, Roseana Sarney", completou a carta de protesto.

Nenhum comentário: