17 de mar. de 2010

Me da uma mãozinha aqui...


Coreanos transmitem banda larga pelo corpo humano

Cientistas conseguem passar sinais eletromagnéticos pelo braço de um homem


Nosso corpo possui várias maneiras de transmitir informações: pela fala, gestos, escrita... Agora, cientistas da Universidade da Coreia inventaram uma nova forma, transformaram nossa carne em uma espécie de cabo de banda larga.
Eles colocaram dois eletrodos nos braços de um voluntário, distantes 30 centímetros um do outro. E transmitiram dados a uma velocidade de 10 megabits por segundo entre os dois dispositivos, quase sem perda de informação.
Segundo o site da revista New Scientist, a transmissão gastou menos energia do que se fosse feita via Bluetooth. A pele humana apresenta pouca resistência à transmissão de pequenas ondas eletromagnéticas. Os eletrodos utilizados têm a largura de três fios de cabelo.
Os resultados da pesquisa não vão transformar uma pessoa em um modem gigante, mas podem trazer benefícios à saúde. A tecnologia pode servir para monitorar nossos sinais vitais, por exemplo. Taxas de açúcar ou colesterol no sangue poderão ser medidas com gasto 90% menor de energia quando comparado aos meios tradicionais.

Nenhum comentário: